A utilização do vídeo em marketing está a aumentar exponencialmente. As imagens e os textos simplesmente não são tão atrativos. Num mundo dinâmico e apressado, qualquer informação precisa de ser sucinta e bem pensada para ser bem absorvida.

O vídeo de marketing que vemos hoje em dia nada tem a ver com os anúncios de TV a que estamos habituados. São mais bem arquitetados e direcionados, graças às ferramentas disponibilizadas pelas redes sociais, e são mais sucintos e especializados. E a cada vez mais acessíveis.

Conheça o benefícios que o vídeo de marketing lhe pode trazer:

É mais atraente

Hoje em dia ninguém presta muita atenção a textos, nem mesmo a imagens com textos. Estamos sempre a correr, de um trabalho para outro, de um post para outro. Normalmente tem menos de dois segundos para prender a atenção do seu potencial cliente. E não pode perder essa hipótese.

Um vídeo bem arquitetado, com um início bem pensado, tem a capacidade de fazer a diferença e atrair a atenção das pessoas. E os vídeos bem produzidos e de boa qualidade mantêm a atenção.

Aumenta o tráfego

Quando se trata de SEO, o vídeo é a principal ferramenta. É claro que manter um blog a funcionar e prestar atenção às palavras-chave ajuda, mas a presença de um vídeo na sua página inicial pode ser a diferença entre estar na primeira ou na quinta página de uma pesquisa no Google.

O algoritmo do Google procura páginas de qualidade, e o investimento em vídeo é sinal de que está a investir em qualidade.

Aumenta o engagement

As redes sociais de hoje estão todas muito bem adaptadas para o marketing de vídeo, algo que o pode ajudar muito se o souber aproveitar. Em todas as três maiores redes sociais (Twitter, Facebook e Instagram) todos os vídeos são reproduzidos automaticamente ao aparecerem no ecrã. E no Instagram, a reprodução também já vem automaticamente com som.

Se um pessoa vir o seu feed e um vídeo chamar a atenção, vai parar para ver. Pode ativar o som se ficar curiosa, e vê-lo até o final. Isso pode levar a likes ou a clicar em links, caso goste do conteúdo.

Nas redes sociais, o vídeo tem poder.

Aumenta a conversão

Se quer vender um produto, o vídeo é melhor ainda. Em vez de uma grande página de informação e imagens, por que não fazer um panorama do produto ou serviço em forma de vídeo? Um vídeo sucinto e completo é perfeito para mostrar todas as vantagens do produto. E já está comprovado há muito tempo que vídeos são muito mais eficazes para aumentar a conversão do que outros métodos de marketing.

É muito mais memorável

Embora textos e imagens possam passar informações mais completas e detalhadas sobre a empresa e os seus produtos, isso não quer dizer que todas pessoas que lerem se recordem do que leram mais tarde. Na verdade, estudos já mostraram que pouco tempo depois as pessoas só se lembraram de cerca de 20% do que leram.

Com o audiovisual, porém, as pessoas tendem a lembrar-se de 80% do que viram. Uma grande diferença, não é? O vídeo fica muito mais na memória, o que torna a marca muito mais memorável.

Otimizado ao mundo digital

Chega de anúncios num site qualquer, pop-ups, outdoors ou qualquer um desses anúncios invasivos do passado. Hoje em dia, as pessoas querem ver publicidade. Mas publicidade que desperte emoções, sobre os assuntos que lhes interessam.

Se misturar a flexibilidade do vídeo e o direcionamento de anúncios, fica muito mais fácil aumentar o engagement, a conversão e o número de seguidores.

Precisa também de adaptar o vídeo à plataforma onde será publicado. Publicar numa timeline é diferente de fazer um anúncio para os stories do Instagram, por exemplo. Todas as redes sociais têm o seu conjunto de boas práticas de marketing. Mantenha-se informado!

Faz o espectador agir

Vídeos mexem com as emoções das pessoas. A combinação de trilha sonora, narração e imagens têm um impacto muito maior nas pessoas do que textos ou imagens. É exatamente por isso que tem tanto poder de aumentar o engagement e a conversão.

Quando faz um vídeo, não pode preocupar-se apenas em passar informação. A forma como vai passá-la é o que determina como os espectadores vão reagir. Vídeos mais agitados tornam os espectadores mais agitados, e essa agitação, essa inquietação, aumenta as hipóteses de conversões. Desde que você os chame à ação.

Lembre-se também que um vídeo não existe sozinho: ele faz parte do ecossistema do seu site e da sua empresa. Tudo tem que estar projetado para que o consumidor saiba exatamente o que fazer logo após ver o vídeo. Esteja atento a isso!

Está mais fácil do que nunca

Já acabou a época em que era caro fazer um vídeo. A cada dia que passa, fazer um vídeo fica mais fácil. As ferramentas de edição evoluíram e adicionaram muitas funcionalidades para ajudar nisso, e ferramentas novas e mais simples surgiram para permitir edições mais simples também.

É claro que a licença de programas robustos continua cara, e aprender a usá-los de forma efetiva leva bastante tempo. Mas hoje em dia, não precisa ter uma equipa dedicada para fazer vídeos para a sua empresa.

Você pode contratar uma empresa especializada, como a Júpiter Pixel.

Com anos de experiência no ramo, trazemos à sua empresa diversos packs de marketing em vídeo, e podemos encontrar qual é a melhor para o seu negócio.

Entre em contacto!


0 comentários

Deixe uma resposta

Precisa de ajuda?